Há 2 anos trabalhando exclusivamente com política diminuí o uso da minha DSLR e tenho preferido o uso do celular. Antes de me apedrejar descubra o porquê.

Praticidade

Este é o argumento mais óbvio, um cinto ou bolsa é bem mais pesado e você não consegue entrar em qualquer local com esse tipo de equipamento sem chamar atenção.

Foto feita com o iPhone 7 Plus que mostra o DOF das 2 lentes combinadas.

Velocidade em entregar o produto final

Quem mora em São Paulo deve ter percebido que o atual prefeito, João Dória (PSDB), lança vários vídeos de ações em poucos minutos depois que as mesmas acontecem.

Adoto esta tática desde 2015. Com poucos aplicativos já é possível filmar, editar, logotipar e publicar nas redes sociais.

Utilizo os seguintes aplicativos para fotografia:

Edição: Snapseed (grátis) – com ele você consegue mexer em sombras, luzes, curvas e outros parâmetros com qualidade profissional.

Logomarca(marca d’água) em fotos: eZy Watermark – Photo (U$ 2,99), você pode criar uma máscara padrão para utilizar em todas as suas fotos. Ele tem uma versão LITE, porém ela limita o tamanho do arquivo a 1024×768, na paga o tamanho fica na mesma resolução do arquivo original. Em ambos é possível fazer uma assinatura no valor de U$ 4,99/ano, para pode utilizar a ferramenta de marcar em lote, ou seja, vários arquivos de uma vez. Isso ajuda muito.

Para vídeo também utilizo dois programas:

Edição (cortes e transições): Splice (grátis), aplicativo de edição da GoPro, tem cortes precisos e os efeitos de transição deixam as trocas bem suaves.

Logomarca(marca d’água) em fotos: Do mesmo desenvolvedor do programa que uso para fotos, o eZy Watermark – Vídeo (U$ 1,99), faz o trabalho de maneira direta e permite que os arquivos seja salvos nas dimensões e qualidades originais.

Preço 

Atualmente utilizo um iPhone 7 Plus de 256GB, um aparelho bem caro, que entrega o que promete, vídeos estabilizados, câmera com recurso de fotos com DOF e lentes f/1.8 (wide) e 2.8 (tele). R$ 4699,00.

Faço muito serviço de assessoria na compra de equipamento, e com esse valor a pessoa compra uma T5i Kit (18-55mm) + 55-250 + Flash Yongnuo, e já começa a “brincar” de ser fotógrafo.

Desvantagens

Luz! O princípio básico da fotografia é a desvantagem de se utilizar um celular no lugar de uma DSLR. Só é possível utilizar celular em locais com boa iluminação, e nem sempre temos boas condições disponíveis, nestes casos vamos de DSLR e seu bom flash que vai ajudar nos trabalhos.

Distância focal! “Zoom” de celular não serve pra nada, na verdade ele faz um crop na foto, logo, a qualidade vai por água abaixo. Neste caso DSLR e lente tele.

Resumo

Fotografar com celular não é crime. É como querer abraçar a bandeira Nikon x Canon, sempre vai ter uma pessoa defendendo um lado. O que importa é a qualidade do produto final é a satisfação do contratante e a sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *